O trade marketing é o conjunto de técnicas de marketing que tem como objetivo promover maior visibilidade para os produtos dentro dos pontos de venda (PDV). Em outras palavras, é o processo de otimização da relação entre quem fabrica e quem distribui um produto no mercado. Isso faz com que se facilite o processo de compra, assim aumentando o fluxo de vendas.

Explicando de forma generalizada, trade marketing é a integração entre os setores do marketing e o de vendas.

Os maiores objetivos do trade marketing está na criação de um relacionamento estratégico entre fornecedor e os PDVs, melhorar o posicionamento das marcas e dos produtos no varejo, planejar canais de venda e clientes-chave (key accounts) e, por fim, garantir a atuação da marca junto aos consumidores finais.

As principais atividades do trade marketing consistem em expor os produtos/marca de forma atrativa, buscando conquistar o consumidor, estimular o aprimoramento das relações entre fabricantes, prestadores de serviços e varejistas, tratando-os de forma exclusiva, analisar hábitos do consumidor a fim de entender suas preferências no ponto de venda, gerenciar e monitorar estoques e apoiar o abastecimento.

Um dos grandes benefícios do trade é o fortalecimento da relação entre a indústria e os seus distribuidores e varejistas. O trade marketing surge como uma estratégia para fazer com que todos saiam vencedores no final, ou seja, é a velha, mas eficiente, política do ganha-ganha.

Por termos DNA em trade marketing, entendemos que a estratégia de “push” deu lugar para a “pull”, ou seja, é necessário dar ao consumidor exatamente o que ele busca, pois quem faz a demanda é ele. E medir essas ações são de extrema importância para saber se de fato suas estratégias estão atingindo positivamente o público-alvo, para saber o que pode ou não melhorar e também para mensurar os resultados que elas tiveram.

Nossas ações de trade contam com uma ferramenta para mensuração de resultados chamada Tradenology, que é um sistema voltado para pesquisa, coletada de dados e inteligência da informação. Este aplicativo está disponível nas plataformas IOS e Android e é gerenciado remotamente, configurando as informações a serem coletadas, sendo possível fazer esta coleta de forma online e off-line.

Em suma, trade marketing não é apenas a realização de ações de marketing pelos canais de venda; trade é uma área estratégica e extremamente importante para o sucesso de qualquer marca ou produto.

Clique aqui para ver nossos cases em trade marketing.