A comunicação com o consumidor mudou muito em consequência do avanço do mundo digital. Devido à grande demanda e fácil acesso à informação, os consumidores tornaram-se cada vez mais exigentes. Esse cenário vem “obrigando” as marcas a promover novas ações que objetivam alcançar, aproximar e engajar seus públicos consumidores. As ações de Live Marketing – ou Marketing Promocional, se você for old school – são uma dessas estratégias de divulgação, que visam aproximar os consumidores da marca por meio de impactos positivos. Através de táticas e experiências sensoriais, têm como maior objetivo agregar valor à marca e consequentemente promover maiores conversões de vendas.

A Associação de Marketing Promocional – AMPRO conceitua o Live Marketing como “a atividade de comunicação em que se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, atingir resultados e soluções de comunicação para marcas, produtos e serviços”. Em suma, o Live Marketing é a promoção da marca ao vivo, em tempo real. Seus maiores resultados incluem conquistar novos leads, reter e estimular os já existentes e principalmente proporcionar aos consumidores Branded Experiences memoráveis e surpreendentes.

Podemos citar alguns casos que exemplificam o conceito de Live Marketing, desde um evento institucional de cunho motivacional realizado por uma marca, um festival de música em que há várias ativações e experiências de diversas marcas ou até mesmo aquele produto disponível para degustação no supermercado. Todos esses exemplos estão imersos no universo do Live Marketing. Porém, muito mais do que realizar uma ativação, promoção ou evento, a sua verdadeira essência está em proporcionar uma experiência impactante ao consumidor.

Engana-se quem acha que para proporcionar o inesquecível é preciso ter um alto budget disponível. As ações de Live Marketing podem e devem ser adaptadas de acordo com as condições de cada empresa, afinal foi daí que nasceram as ativações de Marketing de Guerrilha. A maneira criativa e inovadora de suas ações podem ser planejadas em diversos tipos de ambiente. Não basta o consumidor conhecer seus produtos ou serviços, é preciso também criar conexões emocionais entre marcas e pessoas, dando motivo para que se envolvam com a empresa e falem muito sobre ela.

Gostou? Então conheça o que a Futuri, agência especializada em Live Marketing, pode fazer pela sua marca.