Campanha promocional é qualquer tipo de oferta especial que as empresas realizam com o objetivo de aumentar o interesse dos clientes por seus produtos. São ações que ajudam a aumentar as vendas, lançar produtos e até reduzir o estoque.

Uma campanha promocional torna sua marca mais conhecida no mercado, e isso é essencial para o sucesso. Aumentar a visibilidade e a preferência por produtos ou serviços requer investimento e cuidado na elaboração das ações de divulgação.

Em marketing, a maneira mais prática e econômica de tornar a empresa conhecida no mercado no menor espaço de tempo é através da realização de campanhas promocionais. Depender do boca a boca do consumidor é ineficiente, pois esse processo é lento. Isso torna necessário ações concretas, mais amplas e mais abrangentes com o público-alvo para acelerar o processo de experimentação e compra dos produtos e serviços.

Existem vários tipos de campanhas promocionais. A seguir, veja os benefícios que elas podem gerar para o seu negócio e as principais variedades de ações promocionais.

POR QUE FAZER CAMPANHAS PROMOCIONAIS?

  • Aumentar as vendas em até 200%, de acordo com o Instituto Popai Brasil.
  • Posicionar a marca.
  • Apresentar inovações no produto.
  • Proporcionar experiências positivas aos clientes.
  • Incentivar os clientes a experimentar novos produtos.
  • Fazer com que você conquiste novos clientes e mais negócios.
  • Ajudar os atacadistas e distribuidores a eliminar ou reduzir estoques de produtos.
  • Fidelizar o cliente.

Cada tipo de campanha possui características específicas, e sua escolha está diretamente ligada ao objetivo que se espera alcançar. Para cada objetivo existe uma campanha promocional diferente para ser explorada. Alguns exemplos são: amostra, desconto progressivo, volume de vendas, leve 3 pague 2, sorteios, cupons de descontos, etc.

Vale ressaltar que campanha promocional realizada com eficiência resulta em dados valiosos para entender hábitos e perfis, ajudando a mapear os clientes. Esses dados, futuramente, poderão ser usados em novas ações de marketing a fim de sempre melhorá-las.

Uma ação de marketing promocional envolve uma série de questões técnicas que podem ser potencializadas e maximizadas se forem desenvolvidas por uma agência especializada no assunto. A Futuri cria e gerencia campanhas promocionais de acordo com as necessidades do cliente. Clique aqui e confira as ações promocionais já realizadas por nós.